Prospecção para meu negócio – micro, pequenas empresas e profissionais liberais

29/01/2021

Por Fabrício Magayevski

O principal objetivo do marketing digital deveria ser o de gerar demanda para os produtos e serviços que a sua empresa quer vender. Ou seja, atrair oportunidades de negócio através dos seus canais online. No entanto, para que isso aconteça não basta apenas ter um site.

Um erro que muitas empresas cometem é trabalhar somente com um formulário de contato na página, quando existem muitas outras oportunidades para converter seu visitante em lead e estreitar o relacionamento com ele.

Antes de mais nada, vamos lembrar que geração de leads é o início da estratégia de Inbound Marketing, com táticas de geração de tráfego para atrair visitantes e posts ou materiais educativos para tentar converter esses visitantes em leads. Assim, usando técnicas como automação de marketing, podemos fazer a gestão e nutrição desses leads gerados para tentar transformá-los em clientes.

O primeiro passo para quem quer iniciar uma estratégia de inbound marketing é definir quem é sua persona. Afinal, como se comunicar adequadamente se você não souber com quem está falando? Uma persona é uma representação fictícia de seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Conhecendo (ou tentando conhecer) sua persona, vamos listar abaixo algumas táticas e ferramentas que irão auxiliar você nesta jornada:

Produção de conteúdos ricos que você ou seu negócio dominam: é possível encontrar muitos conteúdos disponíveis numa simples consulta ao Google, principalmente em formato de posts de blog. Diante disso, para que seu conteúdo chame a atenção de sua persona ele precisa ser exclusivo e de grande domínio. Mostrar que realmente você conhece sobre este assunto. Os materiais ricos funcionam como iscas, por isso devem apresentar conteúdos relevantes e despertar o interesse da persona para que ela forneça as informações de contato.

Utilize as landing pages, pop-ups e formulários personalizados: sua persona precisa ter acesso ao material rico que você criou. Para isso, utilize ferramentas que permitam a sua distribuição para geração de Leads. Com as landing pages, o visitante somente poderá acessar o conteúdo (PDF, por exemplo) se deixar em troca seus dados (nome, e-mail, WhatsApp). Um bom vendedor neste momento já sabe o que fazer.

Defina uma estratégia de distribuição destes conteúdos e promoção: agora é o momento de promover seu conteúdo ou página para alcançar sua persona e gerar os primeiros leads. Antes de tomar qualquer decisão sobre como irá promover sua landing page, entenda o comportamento das fontes de tráfego de seu site. Se você tem pouco tráfego em seu site e precisa de resultados em curto prazo, será interessante optar por mídias pagas (Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads ou LinkedIn Ads), que poderão trazer um volume maior de visitantes. Agora, se você já tem um bom tráfego, além de utilizar mídias pagas e redes sociais na promoção, pode optar pelo uso de pop-ups e formulários para gerar leads a partir do tráfego orgânico que recebe.

A Aceleração Comercial é uma empresa de consultoria e agência de marketing digital e ajuda as empresas a aparecerem aos clientes certos nos primeiros lugares, posicionarem suas marcas de forma profissional, trabalharem vendas com uma metodologia vencedora e entenderem através de números onde podem melhorar.