Social selling: o que é e como ele pode ajudar sua empresa a vender mais

09/05/2022

Por Fabrício Magayevski

As redes sociais surgiram como um espaço para interação entre as pessoas, mas em pouco tempo as empresas notaram que ali poderia ser um terreno fértil também para fechar negócios. Logo, muitas se tornaram verdadeiros catálogos de vendas online: por um tempo a estratégia funcionou, mas hoje as coisas estão um pouco diferentes. Ainda que as redes sociais tenham se tornado grandes aliadas de muitas empresas no processo de vendas, foi-se o tempo em que os consumidores eram passivos na hora da compra, cujo foco principal era em uma hard sell, um tipo de venda mais direta e incisiva.

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostrou que 78% dos vendedores que apostam nas redes vendem mais que os colegas que não usam mídias sociais. Mas então, o que eles estão fazendo de diferente? A resposta é: marketing digital, mais especificamente uma estratégia chamada Social Selling, ou, venda social. Acompanhe a leitura e entenda mais sobre este assunto.

O que é Social Selling e por que ele funciona

De forma resumida, podemos dizer que a venda social é o processo de criação de relacionamentos e vendas por meio das redes sociais (as plataformas mais usadas atualmente são Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e TikTok). O método serve para atrair o público-alvo de uma marca, sem que se promova seus produtos ou serviços diretamente, ou seja, naquele momento o mais importante não é fechar a venda, mas sim trazer soluções para os problemas dos clientes e fazê-los engajar com assuntos que fazem parte do dia a dia deles (basicamente uma prospecção bem feita, já que o objetivo final sempre vai ser a venda!).

O método de Social Selling funciona porque as pessoas buscam por assuntos que possam somar na vida delas, por isso uma das melhores formas de ganhar a atenção do público certo é justamente gerar conteúdo relevante. Ao fazer isso, a marca cria oportunidades para que seu produto ou serviço seja ofertado no momento certo, quando o consumidor já criou um vínculo de confiança. Com isso, a experiência de compra se torna completa e o relacionamento entre marca e consumidor é estabelecido, a partir daí, basta seguir criando conteúdo e se relacionando para que aquele público se mantenha sempre fiel e se torne praticamente um advogado da marca.Agora que você já sabe o que é social selling, que tal conversar conosco e entender como ele pode ser usado em conjunto com outras estratégias de marketing digital para acelerar as suas vendas? Fale com o nosso time clicando aqui e comece a lucrar mais!